sábado, 18 de julho de 2009

Sri é logo ali

Demorei seis meses para saber que seu pai era do Sri Lanka. Foi assim, no meio de uma conversa, como se fosse a coisa mais natural do mundo ter um pai cingalês.
_ Ahn, Sri Lanka? Nossa, eu nem sei direito onde fica.
E ela me mostrou várias fotos lindas, digitando o país no google. Achando graça de toda minha curiosidade.
Para mim, ela deveria sempre se apresentar assim:
_ Prazer, Mariana, meu pai é do Sri Lanka.
Não?

A mãe afegã

para rubens pereira e renata galdino

O menino não queria estar ali. Debruçava a cabeça nos braços, sobre a mesa. A mãe afagava dizendo: "O Rubens tá aqui para te ajudar, meu filho". Mas ele não estava querendo ter a aula particular: "Rubens, conversa com ele?" E lá ia eu, cheio de argumentos em meio à groselhas e bolachas que sua mãe nos trazia em bandeijas de prata e dengo.

Dei a aula. No final, falei que ele não podia tratar a mãe assim, que o estudo era importante e blablablá. A mãe agradeceu e desabafou, que o criara sozinho, o quanto era difícil, coisa e tal.

Ela era bonita, gaúcha, tão frágil que fiquei entre as condições de profissional e amante. Mas fiz o que sempre faço em situações de conflito: nada. Ela fechou a porta e saí.

Fui chamado outras vezes. Acho que ela pagava mais pelos meus sermões que pela explicação. No segundo dia dei a aula e no final nova conversa com o garoto. Na terceira aula só ensinei e fui embora, sem bolachas ou papo. Que pagasse um analista, que eu era professor e não padrasto particular!

Nova História Colorida

Ela era capricórnio
eu, virginiana convicta
mas meu ascendente era no signo dela
e a lua dela em mim...

A lua dela em mim!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Nua e crua

Revirando escritos antigos a gente se depara com nós mesmos, com o que fomos ou pensávamos que éramos, com o que não somos mais ou ainda somos.
Encontrei esse texto de janeiro de 2007, meu, sobre mim. Como se me olhasse num espelho, nua e crua.
A essência que fica.
O que muda e se vai, esvai?


"Nua e crua.

Aline gosta de música. Boa música. Gosta de cantar, e dançar e pular. E gosta de fazer sorrir.
Ela ri sem graça. Gargalha. Tem vergonha. Chora de rir.
Ama esmalte escuro mas rói as unhas. Ama ler. E tem preguiça. Até de comer (que também ama).
Ama também a madrugada , seu silêncio. E seus barulhos secretos e discretos.
Conversa e brinca com crianças. E as observa. Adora o universo dos pequenos, mas detesta ser chamada de infantil. Porque no fundo sabe que é. ("Mas só um pouquinho, né?")
Fala tudo no diminutivo, mas isso sai naturalmente, e quer evitar.
Pensa, pensa, nossa(!), pensa muito. Mas é sempre o coração que resolve, toma a liderança. Porque ela se deixa mandar. Nem que seja por si mesma. Ou por outras "ela mesma" que inventa. E inventa muitas, que se assusta quando escapam do seu comando.
Odeia quando as situações escapam de seu controle. Planeja, faz listas e idealiza tim-tim por tim-tim. Então quebra a cara. Não só por isso. Mas também quando fala demais, e depois se arrepende, mas depois não dá mais.
Chora.
Muito. Com filme, com música, com palavras ou gritos de alguém. De feliz, de triste, de sentir-se só. Tantas vezes. E procura O colo. Nem sempre tem. E chora baixinho, encolhido,discreto. e sozinha chora alto. Às vezes chora e olha no espelho.
Gosta de admirar, a ela e ao mundo. Observa, analisa, julga (com isso também quer parar). De tanto analisar, encontra defeitos. Em si e nos outros. E o mundo desaba: "Eu não sou perfeita?(!)". E deságua: "Por quê fez isso comigo?".
Se decepciona porque acha que deveriam todos ser como ela. Se comportar da maneira que ELA julga ser correta.
É às vezes egoísta - um dia deixará de ser? - mas tem bom coração. Gosta de ajudar, carinhar, felizar! Só não é muito boa para escutar ( gostaria de melhorar).
Dá mais do que recebe. Quase sempre. Não liga, até gosta. Mas já achou ruim.
Fala "eu acho que" quando tem certeza e "pode ser" para dizer sim.
Pensa em ousar.Em tudo. Na vida. Mas não consegue. Algumas vezes experimenta mas não prossegue. Não dá. Essa máscara não é a sua. Mas qual será?
Queria ser cantora, uma grande escritora. Ter coluna semanal. E nunca está onde gostaria de estar. (Até que ultimamente isso anda diferente. Por quê será?).

07/01/07"

Arquivo do blog